A psicoterapia consiste em práticas voltadas a resolver sentimentos dolorosos, melhorar relacionamentos, mudar comportamentos e hábitos autodestrutivos e restabelecer a saúde mental das pessoas. O espaço terapêutico é um ambiente seguro, onde é garantido o mais absoluto sigilo dos relatos, em que o paciente é acolhido em sua demanda.
Independente da abordagem adotada pelo profissional de psicologia, o importante é a construção de um vínculo terapêutico de confiança com o paciente. Com estratégias técnicas, o objetivo principal será sempre a solução prática e eficaz das necessidades do sujeito em sofrimento que procura assistência psicológica.
O acompanhamento psicoterápico traz diversos benefícios para a vida do sujeito. Dentre os principais podemos destacar o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, onde o indivíduo compreende melhor seus sentimentos e padrões de pensamento.
O processo ajuda a superar traumas e experiências dolorosas, como perdas pessoais e o luto. Melhora os relacionamentos através de resolução de conflitos fortalecendo laços pessoais. Além da melhoria da saúde mental fornecendo estratégias de enfrentamento do estresse, ansiedade, traumas, entre outros.
Na terapia é relatada a história de vida. Nesse encontro, o sujeito torna possível a troca inconsciente, permitindo rever elementos, estimulando a transformação. Compreendendo a origem de traumas e pensamentos disfuncionais, o indivíduo aprende que muitas de suas atitudes são decorrentes de marcas que foram deixadas no seu passado. O conhecimento sobre si é fundamental para melhor direcionar suas atitudes e influenciam como o sujeito pensa, sente e age.