Avaliação Neuropsicológica
- JAELSON SANTOS
- 5 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

O ser humano conhece o mundo e age graças ao funcionamento dos recursos cognitivos e às diversas conexões do cérebro. Essa rede complexa articula os vínculos entre a cognição, a afetividade e a psicomotricidade. Os neurônios, que são peças centrais na formação do nosso sistema nervoso, tem papel fundamental de conduzir as informações pelas conexões neuronais através das sinapses, criando inúmeras redes.
A neuropsicologia estuda os distúrbios cognitivos, emocionais e de personalidade, provocados por lesões cerebrais, combinando campos da neurologia e da psicologia. Essas lesões no cérebro, que é o órgão da consciência e do pensamento, são expressas através de desordens comportamentais, provenientes de falhas na linguagem, motricidade ou memória. É aplicada no contexto clínico através da avaliação neuropsicológica, que irá investigar o funcionamento das funções cerebrais e da reabilitação, que irá tratar as disfunções neurológicas.
A avaliação neuropsicológica é um processo de investigação detalhado das estruturas e do funcionamento cerebral, que irá avaliar os processos cognitivos, como atenção, memória, inteligência e motricidade, além de aspectos emocionais e sociais. Tem o objetivo de descrever o perfil cognitivo, averiguando se há alguma desordem neurológica ou algum transtorno que necessite de intervenção indicando um planejamento para reabilitação.
A indicação da necessidade de uma avaliação neuropsicológica se dá quando há suspeita de alguma disfunção neurológica ligadas à atenção, memória, linguagem, funções executivas (planejamento e execução), atividades motoras, visuo-espaciais ou de aprendizagem. Além de transtornos relativos à disfunções neuronais como:
