Ansiedade: Quando é Importante Buscar Ajuda?
- JAELSON SANTOS
- 2 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2024

A ansiedade é uma reação natural do corpo diante de uma iminente situação de estresse, derivado de antecipação de perigo ou algo desconhecido. Uma emoção caracterizada por agitação interior, sensação desagradável que pode vir acompanha de medo, apreensão, inquietação e desconforto.
Essa sensação pode ser útil em certas circunstâncias, estimulando na preparação para os mais diversos desafios da vida.
Todo sujeito tende a ser ansioso, é natural termos algumas reações físicas quando estamos preocupados, como perda do sono, descontrole do apetite, palpitação, etc. Esses sintomas somem da mesma forma como surgiram, logo que a situação de preocupação se encerra, a ansiedade também vai embora, voltando a situação de normalidade.
No entanto, se os sintomas não passam e começam a interferir no andamento normal das atividades, causando impacto negativo na vida e no bem-estar da pessoa, acende um sinal de alerta. Quando isso acontece pode ser indicativo de um possível transtorno de ansiedade, sendo necessária a busca por ajuda de um profissional para o tratamento.
Os transtornos de ansiedade podem ter causas diversas, como gatilhos de traumas específicos, distúrbios hormonais, estresse no trabalho ou na vida social e uso de substância psicoativas. Pode ser ainda consequência de outro transtorno, como a depressão, por exemplo, mas o oposto também pode acontecer, de a ansiedade desencadear a depressão.
PRINCIPAIS TIPOS DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE
- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): caracterizado por preocupação excessiva e persistente, a pessoa passa praticamente o dia todo ansiosa, com alguns momentos de picos de ansiedade.
- Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT): os sintomas de ansiedade surgem após um evento marcante na vida, onde o sujeito passa por momentos de confusão e medo recordando de um trauma terrível, como uma perda muito significativa, um acidente ou uma violência sofrida.
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): perturbação caracterizada por pensamentos persistentes e intrusivos que levam a comportamentos repetitivos. Os comportamentos são realizados para aliviar a ansiedade causada pelos pensamentos obsessivos.
- Transtorno de Ansiedade Social: medo ou ansiedade excessiva em situações sociais em que o indivíduo é exposto a observação de outras pessoas, levando o sujeito a evitar eventos, festas ou até conversas simples. A pessoa sofre por se sentir julgada e desconfortável em situações sociais.
- Transtorno do Pânico: crise intensa de ansiedade que desencadeia episódios de medo e desconforto intensos. Ocorre sintomas físicos como taquicardia, sudorese, dores no peito, falta de ar, em que o sujeito acredita que está prestes a morrer, mesmo que não haja evidência de perigo.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
